Johnson diz que 'com certeza' irá concorrer a cargo de premiê britânico

Arquivado em:
Publicado Sexta, 24 de Maio de 2019 às 08:09, por: CdB

Em discurso durante conferência na Suíça horas depois de May afirmar que deixará o cargo em junho, Johnson se dirigiu à premiê, dizendo que ela foi “paciente e estoica” ao enfrentar todas as dificuldades relacionadas à saída do Reino Unido da União Europeia.

Por Redação, com Reuters - de Londres

O parlamentar britânico Boris Johnson, um dos principais líderes da campanha do Brexit, confirmou que vai concorrer ao cargo de primeiro-ministro após a renúncia de Theresa May anunciada na manhã desta sexta-feira.
britanico.jpg
Parlamentar britânico Boris Johnson
Em discurso durante conferência na Suíça horas depois de May afirmar que deixará o cargo em junho, Johnson se dirigiu à premiê, dizendo que ela foi “paciente e estoica” ao enfrentar todas as dificuldades relacionadas à saída do Reino Unido da União Europeia. O próximo premiê britânico também pode recuperar as negociações estagnadas com a UE sobre um acordo para o Brexit, disse Johnson. – Um novo líder terá a oportunidade de fazer as coisas de modo diferente e ter o ímpeto de uma nova administração – afirmou.

O líder da oposição trabalhista

O líder da oposição trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, disse nesta sexta-feira que Theresa May agiu certo ao renunciar ao cargo de primeira-ministra, e que quem a substituir como líder do Partido Conservador deve convocar uma eleição. – Ela agora aceitou o que o país sabe há meses: ela não pode governar, assim como seu partido dividido e se desintegrando – disse Corbyn em um comunicado. – O Partido Conservador fracassou completamente com o país sobre o Brexit e é incapaz de melhorar a vida das pessoas ou lidar com as suas necessidades mais urgentes. O Parlamento está em impasse e os conservadores não oferecem soluções para os outros grandes desafios que o nosso país enfrenta – acrescentou. Segundo Corbyn, quem se tornar o novo líder conservador “deve deixar o povo decidir o futuro do nosso país, através de uma eleição geral imediata”.

Novo líder

O resultado da disputa para escolha do novo líder do Partido Conservador que substituirá Theresa May como premiê está previsto para ser anunciado antes que o Parlamento interrompa as atividades para o recesso de verão, informou a legenda nesta sexta-feira. Mais cedo, May anunciou que vai renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador em 7 de junho, desencadeando uma corrida para substituí-la. O partido anunciou que as nomeações de interessados se encerram na semana de 10 de junho. – Rodadas sucessivas de votações vão acontecer até que a escolha final de candidatos a serem postos sob votação por todos os membros do partido seja determinada – disseram membros do Partido Conservador em comunicado. – Esperamos que esse processo seja concluído no fim de junho, gerando uma série de atividades políticas em todo o Reino Unido para que os membros se encontrem e questionem os candidatos e, então, votem a tempo para que o resultado seja anunciado antes de o Parlamento fechar as portas durante o verão. O Parlamento costuma interromper suas atividades no fim de julho para o recesso de verão.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo