O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, afirmou que as denúncias publicadas pela imprensa sobre o possível envolvimento de funcionários dos Correios em um esquema de corrupção devem ser apuradas. “Todas essas questões devem ser investigadas. Com relação à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), é uma decisão do Congresso. Não posso dar a decisão de um poder independente.”
De acordo com matéria da revista Veja desta semana, uma gravação em vídeo, de cerca de uma hora e 50 minutos de duração, revela um suposto esquema de propina envolvendo o chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, o PTB e o deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente do partido. Os partidos de oposição na Câmara dos Deputados e no Senado já pediram a instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar o caso.
Alencar fez as declarações pouco antes do Congresso iniciar a sessão solene de homenagem ao arcebispo de Mariana (MG), Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, pelos serviços prestados à Igreja e ao povo brasileiro, nos quase trinta anos de vida episcopal.
Dom Luciano foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1979 a 1987, e presidente da entidade, de 1987 a 1994. Hoje com 75 anos, tornou-se membro da Pontifícia Comissão Justiça e Paz em 1992 e foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) de 1995 a 1998.
Cerca de 400 trabalhadores rurais sem-terra estão presentes na cerimônia. Assim que for encerrada, os sem-terra vão se encontrar com o presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), e depois com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
José Alencar diz que corrupção nos Correios deve ser investigada
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de maio de 2005 as 11:56, por: CdB