Tratamento
Os desembargadores das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Rio decidiram que os juízes, em suas sentenças, podem impor ao Estado e municípios a obrigação de entregar medicamentos necessários a tratamento de doença e inclusive substituí-los, caso se tornem ineficazes. A decisão ataca a posição adotada por algumas Secretarias de Saúde de se negarem entregar remédios mais modernos que não estejam em seu estoque.
Discriminação
Em Taubaté, a prefeitura criou um cartão para identificar todos os moradores e eleitores do município. Agora, para ser atendido na rede de atendimento médico do SUS em Taubaté, é preciso exibir o cartão. O prefeito Roberto Peixoto merece ser denunciado e sofrer impeachment, por desrespeitar a Constituição Federal, a Lei 8.080 (Lei do SUS) e a Lei Estadual do Direito do Usuário.
“Multado”
Depois de ser submetido ao ridículo por 18 anos, um adolescente vietnamita enfim conseguiu mudar de nome. Ele se chamava Mai Phat Sau Nghin Ruoi, ou “Multado em Seis Mil e Quinhentos”. Em 1987, o pai revoltou-se com a multa que recebeu por ter tido o quinto filho, e deu o estranho nome ao bebê. Somente agora ele admitiu que o filho adotasse um nome normal. O jovem passou a se chama Mai Hoang Long, que significa “Dragão Dourado”.
Sob investigação
Mais de 100 parlamentares – ou cerca de 20% dos membros do Congresso Nacional – estão sob investigação pelo Ministério Público Federal ou já estão respondendo a processos criminais perante o Supremo. Nunca uma legislatura teve número tão grande de congressistas nessa situação. “É o pior Congresso da História do País”, diz o deputado Ricardo Izar, presidente do Conselho de Ética da Câmara, mas isso não é verdade. O que está havendo é que hoje o Ministério Público realmente fiscaliza os políticos. Antes, eles ficavam impunes.
Gastança
Causa indignação a notícia de que o próximo inquilino do Planalto, seja Lula ou qualquer outro, receberá uma faixa presidencial novinha em folha. Com detalhes banhados a ouro, custou míseros R$ 38 mil. A faixa atual, usada pela primeira vez por Collor em 1990, ainda estava novinha, mas foi para o museu. País rico é assim mesmo. Tem de gastar.