O sorteio de sexta-feira definiu que a Juventus vai enfrentar o Liverpool nas quartas-de-final da Copa dos Campeões, 20 anos depois da tragédia do estádio Heysel, na Bélgica. Será a primeira vez que os dois times disputam uma partida oficial desde a final da competição européia, em maio de 1985. Os dois jogos vão acontecer em abril.
Há 20 anos, uma parede do estádio caiu devido à pressão da torcida do Liverpool. O incidente provocou a morte de 39 pessoas, a maioria italianos. A Juventus ganhou por 1 x 0. A Federação Inglesa retirou imediatamente suas equipes de competições européias, antes que elas fossem formalmente suspensas pela Uefa durante um período indefinido – que acabou sendo de cinco anos.
– Faz muito tempo que jogamos com eles – disse o executivo-chefe do Liverpool, Rick Parry.
– Tentamos jogar amistosos uma ou duas vezes, mas não funcionou. Eu diria que há um grande relacionamento entre os clubes agora, e mesmo entre os torcedores. A tragédia não é algo que dê para esquecer, mas eu diria que todos estão mais concentrados no futebol agora, e essa chave é um grande desafio – disse ainda.
O efeito da suspensão deixou um legado duradouro para o futebol inglês. Entre 1977 e 84, os times do país haviam sido campeões europeus em sete ocasiões. Desde então, só o Manchester United conseguiu repetir a façanha, em 1999. O estádio Heysel foi destruído e em seu lugar foi erguida uma nova arena, batizada de Rei Balduíno, onde foram disputadas partidas da Eurocopa de 2000.
Nos outros confrontos das quartas-de-final, Milan e Inter repetirão o clássico de Milão pela segunda vez em três temporadas da Copa dos Campeões. Já o Bayern de Munique, que eliminou o Arsenal na rodada anterior, volta a Londres para enfrentar o Chelsea pela primeira vez em competições continentais, enquanto o Olympique de Lyon pegará o PSV, também pela primeira vez.
O vencedor do confronto entre Bayern e Chelsea pegará Liverpool ou Juventus nas semifinais. Milan ou Inter enfrentará Lyon ou PSV na outra partida.
Os jogos de ida das quartas-de-final serão disputados em 5 e 6 de abril, com as partidas de volta na semana seguinte. As semifinais serão em 26 e 27, com os jogos de volta em 3 e 4 de maio. A decisão está marcada para o dia 25 de maio em Istambul.