A Eastman Kodak Co. anunciou na terça-feira que vai reestruturar várias fábricas com base na Grã-Bretanha e França, resultando no corte de centenas de empregos até 2005. Como parte de um esforço da empresa em focar seus negócios em produtos e serviços digitais, a Kodak disse que fará mudanças amplas nas fábricas de Harrow e Annesley, na Grã-Bretanha, e reduzirá operações na fábrica de Chalon, na França.
No ano passado, a Kodak havia divulgado um polêmico plano mundial de 3 anos de duração, que iria reduzir os investimentos em produtos de filme tradicional e fazer um corte de 12.000 a 15.000 funcionários.
– Tais medidas são essenciais para que a Kodak reforce sua posição de liderança em produtos e serviços de imagem digital, enquanto sustenta e aumenta sua liderança mundial em produtos fotográficos tradicionais – disse Etienne Bourgeios, chefe da Kodak nas regiões da Europa, África e Oriente Médio.
Como parte do plano, a Kodak vai transformar sua fábrica em Harrow no centro operacional da empresa no Reino Unido, transferindo cerca de 300 funcionários de outros pontos do Reino Unido para Harrow.
As operações em Annesley, que produzem principalmente filme fotográfico para o consumidor, deve ser fechada até o fim de setembro de 2005, com a perda de 350 empregos, disse a empresa.
Em Chalon, na França, a Kodak citou fraca demanda por filmes ao consumidor e papel fotográfico a cores, o que está levando a empresa a terminar a produção nestas áreas ate setembro de 2005, com a perda de 270 empregos.