Lafer responde aos desaforos de O’Neill

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 30 de julho de 2002 as 08:03, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, respondeu de forma contundente as declarações do secretário do Tesouro norte-americano, Paul O’Neill, que levantou suspeitas sobre o desvio de recursos de organismos internacionais destinados aos países do Cone Sul. Lafer afirmou que esse tipo de insinuação não corresponde aos esforços de seriedade, de lisura e de transparência do governo brasileiro. “Tenho absoluta convicção de que o governo brasileiro cuida das contas públicas e dos recursos que recebe do FMI e de outros organismos internacionais com absoluto zelo, com absoluto cuidado e com uma absoluta preocupação de gestão macroeconômica”, afirmou Lafer.
“Qualquer outra insinuação, continuou o Ministro, não corresponde à realidade e ao esforço de seriedade, de lisura e de transparência que caracteriza o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e da equipe econômica no trato de acordos internacionais”. Ontem, em uma entrevista a uma TV americana, O´Neill afirmou que apoiaria uma ajuda financeira ao Brasil, à Argentina e ao Uruguai se esses países adotassem programas confiáveis. Segundo O´Neill, esses três países precisam implantar políticas que garantam que assim que o dinheiro auxiliar for concedido trará benefícios e não será simplesmente transferido do país para contas bancárias na Suíça.
Questionado sobre a possibilidade de entrar em contato com as autoridades norte-americanas para manifestar a indignação do governo brasileiro com essas declarações, Lafer preferiu não responder. Seu porta-voz, Pedro Luiz Rodrigues, limitou-se a afirmar que o chanceler dará alguns telefonemas para Washington.