Lançamento de moeda digital chinesa pode gerar corrida tecnológica

Arquivado em: Negócios, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 6 de novembro de 2019 as 10:12, por: CdB

Assim como as demais criptomoedas, o projeto chinês será baseado parcialmente na tecnologia blockchain.

Por Redação, com Sputnik – de Pequim

O lançamento da moeda digital chinesa irá desencadear uma verdadeira corrida tecnológica entre os bancos comerciais do país. Aquele que for capaz de criar a melhor tecnologia para gerir a moeda, terá o mercado chinês nas mãos. A China se prepara para ser o primeiro país a lançar uma moeda digital para uso interno com o objetivo de substituir o dinheiro em papel, possibilitando maior velocidade nas transações.

O objetivo da China é substituir o dinheiro em papel, possibilitando maior velocidade nas transações
O objetivo da China é substituir o dinheiro em papel, possibilitando maior velocidade nas transações

Assim como a Libra, moeda digital proposta recentemente pelo Facebook, e as demais criptomoedas disponíveis no mercado, o projeto chinês será baseado parcialmente na tecnologia blockchain.

O Banco Central da China lançará o projeto em duas etapas: primeiro, disponibilizará a moeda para os bancos comerciais que, então, a repassarão para o público. O banco que for capaz de repassar o serviço aos cidadãos de maneira mais eficiente, tomará a dianteira e dominará o mercado.

Durante um fórum realizado em Hong Kong, o diretor do Instituto de Pesquisa em Moedas Digitais do Banco Central da China, Mu Changchun, foi claro ao falar da moeda.

– Durante o período de pesquisa e de lançamento [da moeda] adotaremos uma abordagem de ‘corrida de cavalo’. O primeiro colocado vai dominar todo o mercado – aquele que for mais eficiente, que puder disponibilizar o melhor serviço para o público, poderá sobreviver no futuro – declarou Mu.

O diretor reiterou que o Banco Central é “tecnologicamente neutro”, mas antecipou que a tecnologia usada pela instituição que tomar a dianteira “será a adotada pelas outras partes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *