Lançamentos de imobiliárias são, na maioria, unidades de programa popular

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Publicado Terça, 28 de Novembro de 2017 às 13:48, por: CdB

Os empreendimentos de médio e alto padrão corresponderam a 20,7% dos lançamentos desde 2008 até agosto deste ano, enquanto imóveis comerciais representaram 1,6%.

 

Por Redação - de São Paulo

 

A paralisia instalada no setor imobiliário está longe de terminar. As incorporadoras imobiliárias lançaram, entre 2008 e 2017, um total de 6,3 milhões de unidades, sendo que 77,8% dentro do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Os dados estão em estudo divulgado, nesta terça-feira, pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

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A conjuntura econômica impacta na comercialização e o lançamento pelas imobiliárias

Os empreendimentos de médio e alto padrão corresponderam a 20,7% dos lançamentos desde 2008 até agosto deste ano, enquanto imóveis comerciais representaram 1,6%, destacou o economista da Fipe, Eduardo Zylberstajn, ao apresentar o estudo “Cadeia de valor e importância socioeconômica da incorporação imobiliária no Brasil”, em São Paulo.

Impostos

Segundo Zylberstajn, o setor respondeu pela criação média de 1,9 milhão de empregos por ano em todo o país entre 2010 e 2017.

– O pico da geração de empregos foi em 2014, quando foram gerados 2,5 milhões de vagas – comentou o economista.

O estudo apontou, ainda, que a arrecadação de impostos com incorporação imobiliária e atividades relacionadas foi de R$ 157,4 bilhões; entre 2010 e 2017. O equivalente a uma media de R$ 19,7 bilhões por ano. O auge também foi observado em 2014, quando o setor arrecadou R$ 25,1 bilhões.

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