Leitos de UTIs de hospitais municipais do Rio atingem 100% de lotação 

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 8 de dezembro de 2020 as 11:25, por: CdB

Todos os leitos de UTI da rede municipal do Rio de Janeiro estão lotados, segundo último balanço da prefeitura. Nos hospitais estaduais e federais restam poucas vagas. No início de dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para risco de colapso da rede de saúde pública.

Por Redação, com Sputnik – do Rio de Janeiro

Todos os leitos de UTI da rede municipal do Rio de Janeiro estão lotados, segundo último balanço da prefeitura. Nos hospitais estaduais e federais restam poucas vagas.

Leitos de UTIs de hospitais municipais do Rio atingem 100% de lotação para casos de coronavírus
Leitos de UTIs de hospitais municipais do Rio atingem 100% de lotação para casos de coronavírus

No início de dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para risco de colapso da rede de saúde pública do Rio. A entidade disse ainda que há número alto de mortes em domicílios e excesso de óbitos.

Na capital, os 288 leitos de UTIs para pacientes graves de coroconavírus estão lotados. A cidade registra 144.641 casos e 13.594 mortes pela covid-19. Hospitais particulares também estão registrando alta de ocupação.

Como consequência do aumento de casos e da alta ocupação dos hospitais, aumentou o número de pessoas que recorrem à Justiça para conseguir uma vaga em unidades de saúde.

Taxa de ocupação de todo SUS é de 92%

Ao todo, 472 indivíduos com a covid-19 ou suspeita da doença estão na fila de espera para um leito no Estado, sendo que 252 precisam de UTI. A prefeitura informou, segundo o portal G1, que nos próximos 15 dias serão abertos 170 leitos de enfermaria no Hospital de Campanha e outros 50 leitos de UTI serão inaugurados.

Em toda a rede pública da cidade do Rio, a taxa de ocupação de UTI é de 92%, e nos leitos de enfermaria, de 87%. No Estado, a ocupação do SUS para pacientes graves de coronavírus é de 82%, enquanto na enfermaria a lotação está em 63%. O Estado do Rio de Janeiro registra 23.151 óbitos e 371.376 casos de covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *