Em uma eleição com oito candidatos, Moreno se aproximava do número necessário para evitar um segundo turno em abril e continuar um período de uma década de governo esquerdista
Por Redação, com Reuters – do Quito:
O candidato esquerdista governista Lenin Moreno estava nesta segunda-feira dentro da margem de vitória no primeiro turno da eleição presidencial do Equador, à medida que o órgão eleitoral do país contava cédulas durante a noite.
Em uma eleição com oito candidatos, Moreno se aproximava do número necessário para evitar um segundo turno em abril. E continuar um período de uma década de governo esquerdista, enquanto a América do Sul segue para a direita.
Embora equatorianos estejam irritados pela situação econômica e escândalos de corrupção. A oposição divide votos entre candidatos e o governista Aliança País continua popular entre muitos eleitores, graças a programas sociais.
Resultados
À medida que resultados saíam em partes do Equador, Moreno, ex-vice-presidente, estava com pouco menos de 40 % dos votos válidos. Uma diferença de 10 pontos percentuais com o rival mais próximo.
Ele tinha 38,88 % dos votos válidos, contra 28,50 % de Guillerme Lasso, com 80,9 % dos votos apurados. Segundo contagem eleitoral oficial preliminar.
Simpatizantes do governo disseram que os votos de províncias favoráveis à atual administração e a votação de equatorianos no exterior pode levar Moreno, de 63 anos, à vitória.