Líder xiita aprova condicionalmente novo govero xiita

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de junho de 2004 as 10:33, por: CdB

O líder máximo religioso do xiismo no Iraque, grande aiatolá Ali Sistani, manifesdtou nesta quinta-feira seu apoio com reservas ao Governo provisório formado na última terça-feira para dirigir este país árabe durante o período de transição.

Em um comunicado feito público na cidade de Najaf, ao sul, Sistani ressaltou que o governo do primeiro-ministro designado, Iyad Allawi, carece de legitimidade por não ter sido formado depois de eleições gerais, mas considerou que é um passo na direção correta.

”Este Governo pode ter êxito se alcançar certos objetivos”, acrescentou o comunicado, mencionando como exemplos o restabelecimento da segurança no Iraque, a restauração dos serviços básicos e a organização de eleições gerais.

O governo de Allawi, o primeiro no Iraque desde a queda do regime de Saddam Hussein, governará o país até a realização de eleições gerais em janeiro de 2005, segundo o plano de transição. Junto ao Governo de Allawi, na terça-feira também foi anunciada a eleição de Ghazi Al-Yawer como primeiro presidente do Iraque no pós-guerra.