Líderes do G8 vão discutir taxa de câmbio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 1 de junho de 2003 as 16:08, por: CdB

Líderes do grupo dos oito países mais industrializados do mundo, G8, deverão discutir as taxas de câmbio como parte dos diálogos sobre a economia global na próxima segunda-feira, disse o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, neste domingo.

Questionado sobre se os líderes conversariam sobre as taxas na cúpula na cidade francesa de Evian, Prodi respondeu aos jornalistas: “não de uma forma específica”.

– Mas na próxima segunda-feira falaremos sobre a economia global, havendo discussão sobre recuperação, desemprego, taxas, todos os aspectos das preocupações que temos hoje.

Falando separadamente, o presidente italiano, Silvio Berlusconi, disse que o G8 não discutiria taxas no domingo, acrescentando que seria um tema a ser conversado na próxima segunda-feira quando o G8 deve falar sobre economia.

“Estaremos ocupados com isso na próxima segunda-feira”, afirmou Berlusconi quando questionado sobre o dólar. “Esse é um dos temas para segunda-feira”.

Berlusconi disse ainda, que uma decisão para cortar as taxas de juros pelo banco central europeu estão próximas.

– A Europa deve fazer isso (cortar a taxa) para levantar a economia. Uma decisão sobre cortar as taxas está prestes a acontecer – disse.