Depois de 10 etapas disputadas, acabou na manhã desta quarta-feira a fase classificatória da Liga Internacional de Natação (ISL, sigla em inglês). A etapa definiu as oito equipes classificadas às semifinais, que começam no próximo sábado, em Budapeste, na Hungria.
Por Redação, com ABr – de São Paulo
Depois de 10 etapas disputadas, acabou na manhã desta quarta-feira a fase classificatória da Liga Internacional de Natação (ISL, sigla em inglês). A etapa definiu as oito equipes classificadas às semifinais, que começam no próximo sábado, em Budapeste, na Hungria. Serão 12 brasileiros participando das disputas: Felipe Lima (do time Energy Standard), Vinicius Lanza e Guilherme Guido (pela equipe London Roar), Bruno Fratus (do Tokyo Frog Kings), Brandonn Almeida (do NY Breakers), Felipe França, Fernando Scheffer e Marco Antonio Ferreira Jr (da equipe LA Current), Nicholas Santos, Leonardo Santos e Guilherme Basseto (do Team Iron), Jhennifer Conceição (do Toronto Titans).

Nas semifinais, os oito times serão divididos em duas chaves de quatro equipes. Os dois primeiros de cada grupo avançam à decisão desta temporada.
Na primeira semifinal (sábado e domingo, às 08h, horário de Brasília) vão se enfrentar as equipes Energy Standard, London Roar, Tokyo Frog Kings e NY Breakers. A segunda semifinal (com provas ocorrendo no domingo e na segunda-feira, a partir das 14h, horário de Brasília). Os concorrentes às duas vagas na grande decisão são Cali Condors, LA Current, Team Iron e Toronto Titans. A competição pode ser acompanhada ao vivo no site https://isl.global/.
A ISL é disputada em piscina curta
A ISL é disputada em piscina curta (25 metros), distância diferente da utilizada nos Jogos Olímpicos, que é a de 50 metros. Nesta temporada, a Liga, que está sendo disputada pelo segundo ano seguido, é o maior evento da modalidade.
São aproximadamente 400 atletas divididos em 10 times de vários países. As provas decisivas estão previstas para os dias 21 e 22.
Nicholas Santos
Na terça-feira, Nicholas Santos seguiu conquistando excelentes resultados na Liga Internacional de Natação (ISL, sigla em inglês), em Budapeste, na Hungria. Aos 40 anos, o brasileiro, competindo pela equipe Iron, no segundo dia da nona etapa do torneio, venceu os 50m borboleta cravando a marca de 21seg78.
Esse foi o segundo melhor tempo da história da prova em piscina curta (25 metros). O recorde mundial (21seg75) é do próprio Nicholas, marca de 2018. Ele passa a ser também o recordista da ISL, ao superar os 21seg86 do húngaro Szebasztian Szabo.
O atleta ficou à frente do japonês Takeshi Kawamoto, que completou a prova em 22seg37, e do sul-africano Chad Le Clos, com 22seg92. É importante destacar que a prova dos 50 metros borboleta não é olímpica. As opções do experiente nadador para estar na Olimpíada de Tóquio (que seria a terceira participação dele nos Jogos) são as provas dos 100 metros borboleta e dos 50 metros nado livre.