Lixo Zero faz campanha de conscientização e fiscalização

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 9 de janeiro de 2020 as 13:41, por: CdB

As equipes abrirão faixas com temas de sensibilização e farão uma pesquisa com transeuntes sobre conhecimento e nível de satisfação do Lixo Zero.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O Programa Lixo Zero, da Comlurb, volta às ruas esta semana com campanhas de conscientização e sensibilização da população e turistas em relação ao descarte correto de resíduos.

Comlurb fará campanha de conscientização do programa Lixo Zero
Comlurb fará campanha de conscientização do programa Lixo Zero

As equipes estarão nesta quinta, no Largo da Carioca, na sexta-feira, na porta principal da Central do Brasil, também das 8h às 14h, e no sábado, na Barra da Tijuca, na altura do Posto 5, das 9h às 14h, e terão o reforço e simpatia do gari Renato Sorriso e do Chegando de Surpresa, grupo da Companhia composto de garis que tocam e cantam músicas com temáticas de conscientização.

As equipes abrirão faixas com temas de sensibilização e farão uma pesquisa com transeuntes sobre conhecimento e nível de satisfação do Lixo Zero.

Ao mesmo tempo, vão fiscalizar as redondezas e quem for pego jogando lixo fora do local correto poderá ser multado. A Comlurb pede que a população fique atenta e respeite a Lei de Limpeza Urbana, evitando ser autuada.

Ações

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu início nesta quinta-feira,, às ações do Cuidar da Cidade em Curicica, na Zona Oeste. O programa de zeladoria fará atendimentos a partir de 153 chamados registrados por moradores à Central 1746, e outros que surgirem nos próximos dias. Nesta 49ª edição do mutirão de órgãos e secretarias municipais, a maioria das demandas está relacionada a poda de árvores, troca de lâmpadas, drenagem e pavimentação. O programa também inclui serviços como combate a vetores, limpeza e mobiliário urbano. As ações serão desencadeadas em cerca de 50 vias localizadas nas imediações da Praça Delfos, mais conhecida como Praça B, entre elas a Hércules, Cresso, Mamboré e Bondade.

– Quero agradecer aos servidores dos órgãos presentes aqui hoje, principalmente ao pessoal da Fundação Parques e Jardins, que vai fazer uma linda obra nessa pracinha. Os funcionários vão deixar tudo limpo e consertado por aqui – afirmou Crivella.

Os moradores exaltaram as melhorias iniciadas nesta quinta-feira. Mauri Bastos Caseiro, de 62 anos, por exemplo, nascido e criado em Curicica e frequentador da Praça Delfos, disse que a troca de lâmpada e podas das árvores vão aumentar a sensação de segurança para ele e vizinhos.

– Muita gente frequenta essa praça à noite. Por isso é fundamental que ela esteja bem cuidada. Uma praça limpa e com boa iluminação, dificulta e até impede qualquer ação de bandidos – comentou.

Meri Lacerda de Oliveira, de 37 anos, por sua vez, disse que também ficou satisfeita com a movimentação de máquinas, caminhões e funcionários da Prefeitura, logo no início da manhã.

– Essas ações trazem, inclusive, segurança física para nós, porque não corremos mais o risco de sermos atingidos por galhos que despencavam das árvores, atingindo fiações elétricas – justificou Meri, que leva a filha, Vitória, para tomar sol no carrinho de bebê na praça todas as manhãs.

Mais sobre o mutirão

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro de 2019, diversas áreas, em dezenas de bairros, já foram beneficiadas com mais de 30 mil ações.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como a Subsecretaria de Conservação; as secretarias de Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio;Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *