Lula adia visita à Venezuela

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de julho de 2003 as 11:28, por: CdB

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua visita à Venezuela, que estava prevista para a segunda quinzena de julho, informou o chanceler Roy Charderton, citado nesta terça-feira pelo jornal El Nacional.

– Virá em outro momento. Não é necessário que aconteça nada em especial: são acertos de agendas – disse o chanceler aos jornalistas, ao informar que o presidente brasileiro programava visitar o país nos próximos dias 18 e 19.

O chanceler declarou que as autoridades brasileiras e venezuelanas terão que chegar a “um acordo sobre a data”.

Fontes da diplomacia garantem que a visita do presidente brasileiro pode ser em agosto.

– Estuda-se a passagem de Lula por Caracas, Puerto Ordaz e algum ponto dos Andes venezuelanos – disse uma fonte anônima ao El Nacional.

Charderton não informou se será em agosto a data da visita, mas garantiu que, “em todo caso, estes encontros vão acontecer com muita freqüência, aqui no Brasil, e em outras partes”, disse.

O presidente venezuelano Hugo Chávez visitou o Brasil seis vezes este ano, o que demonstra o interesse de Caracas em estreitar as relações com seu vizinho sul-americano.

Em sua última visita ao Brasil, em junho, Chávez anunciou a assinatura de um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiro (BNDES) para realizar projetos na Venezuela.