Lula defende novamente a aprovação integral do relatório da Previdência

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 4 de agosto de 2003 as 19:40, por: CdB

Embora esteja otimista com a aprovação, em primeiro turno do relatório da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados nos próximos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, nesta segunda-feira, a manutenção da íntegra do texto final do relator José Pimentel (PT-CE).

O porta-voz da Presidência da República, André Singer, disse que, para o presidente Lula, o objetivo principal do texto de Pimentel é a “busca da justiça social e o equilíbrio das contas da Previdência”.

Lula se reúne com os coordenadores políticos do governo e com os líderes da base aliada para acertar os últimos detalhes do texto.

Entre as divergências que ainda existem entre o governo e alguns parlamentares da base aliada, estão o aumento do subteto dos magistrados estaduais de 75% para 90,25% do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a forma de cálculo das novas pensões estipulada no relatório, que garante o benefício integral até R$ 1.058,00 com desconto mínimo de 30% para pensões acima desse valor.

– O presidente acompanha com tranqüilidade o processo que deverá levar à aprovação da reforma da Previdência e vê com otimismo a votação, em primeiro turno, que ocorrerá na Câmara dos Deputados nos próximos dias. Quanto ao mérito, o governo continua a defender o relatório do deputado José Pimentel, fruto de ampla e positiva negociação que soube manter a essência do projeto original – enfatizou Singer.