Lula diz a Bush que quer aprofundar relações entre os países

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de novembro de 2004 as 19:28, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em mensagem de felicitações enviada ao presidente reeleito dos Estados Unidos, George W. Bush, que espera continuar o processo de aprofundamento das relações entre os dois países.

Na mensagem transmitida nesta quarta-feira, Lula enviou a Bush “calorosas felicitações do governo brasileiro por sua expressiva vitória eleitoral”.

– A vitalidade de nossas democracias é um entre tantos outros fatores de convergência e aproximação entre o Brasil e os EUA – acrescentou o presidente brasileiro.

Lula vê a continuidade das relações entre os dois países, que classifica de desenvolvimento “notável”.

– Estou convencido de que poderemos continuar a aprofundar os laços de amizade e as profícuas relações entre o Brasil e os EUA, bem como contribuir para o avanço de nossas aspirações comuns no plano mundial – afirmou Lula.

Entre essas aspirações citou a superação da pobreza, da insegurança “e as outras causas de desequilíbrio e instabilidade”.

Em entrevista no Rio de Janeiro, onde acontece a reunião de chanceleres das Américas e do Caribe, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, resumiu o que espera do novo governo: “Solidariedade e respeito.”