Lula diz que Brasil e Vietnã defendem reforma nas Nações Unidas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 17 de novembro de 2004 as 18:07, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que Brasil e Vietnã defendem medidas para mudar a ordem internacional, como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Compartilhamos com o Vietnã a visão de que a reforma das Nações Unidas deve abranger, além do Conselho de Segurança, a Assembléia Geral e o Ecosoc (Conselho Econômico e Social). O Brasil defende um Conselho de Segurança reformado, com países desenvolvidos e em desenvolvimento entre os membros permanentes”, disse durante almoço em homenagem ao presidente vietnamita Tran Duc Luong.

Em seu discurso, Lula ressaltou que os dois países buscam prioridade para o combate à fome na agenda internacional. E lembrou que apesar de o comércio entre os dois países ter crescido nos últimos quatro anos, está longe de atingir todo o seu potencial. No ano passado, o intercâmbio somou US$ 47 milhões e neste ano já ultrapassa os US$ 50 milhões.

Segundo Lula, é preciso estimular empresários dos dois países a explorar novos nichos comerciais, como a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Em visita ontem à fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente vietnamita confirmou a intenção de comprar aviões de pequeno porte para vôos domésticos. Esta compra, explicou, só depende de uma análise dos preços e da qualidade dos aviões.

É a segunda vez que um presidente do Vietnã visita o Brasil: o primeiro foi Le Duc Anh, em 1995.