As possíveis fontes de financiamento para uma campanha mundial de combate à pobreza e pela eliminação da fome devem ser um dos temas do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, previsto para amanhã, em São Paulo, durante a 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento.
A informação é do representante brasileiro junto à ONU, o embaixador Ronaldo Sardemberg. Hoje, ele representou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no encerramento da reunião do G-77, grupo que reúne representantes de 132 países em desenvolvimento.
“Trata-se de uma versão preliminar do documento”, explicou Sardemberg sobre o atual estágio das conversas. A versão final desse texto, afirma ele, será base para reunião prevista para o próximo dia 20 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, entre Lula e chefes de Estado convidados pelo presidente brasileiro.
A proposta de uma iniciativa mundial contra a fome e a pobreza vem sendo defendida por Lula desde as primeiras reuniões internacionais de que ele participou logo após sua posse, em janeiro de 2003.