Lula e Blair discutem candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU

Arquivado em:
Publicado Domingo, 13 de Julho de 2003 às 16:21, por: CdB

Em encontro reservado neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro inglês Tony Blair discutiram a aspiração do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Segundo uma fonte do Itamaraty, o governo britânico pode anunciar apoio formal à candidatura brasileira na segunda-feira. "A nossa expectativa é que faça um anúncio formal nesta segunda-feira", disse a fonte.

Ao longo dos últimos anos, o governo britânico vem mantendo uma atitude de cautela em relação à candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança. Em diversas ocasiões, autoridades britânicas afirmaram que apenas "viam com simpatia" a aspiração do governo brasileiro devido à importância economica e política do país na América Latina.

Um apoio formal britânico ao Brasil se tornou mais provável após a crise que atingiu as Nações Unidas com a guerra no Iraque.

Procurando aparar as enormes arestas que surgiram na comunidade internacional, o governo britânico iniciou no mês passado uma ofensiva diplomática defendendo uma ampla reforma na ONU que incluiria a ampliação do Conselho de Segurança, inclusive com a presença de um país latino-americano.

Segundo observadores políticos ingleses, Tony Blair dificilmente tomaria essa iniciativa se não tivesse o aval do governo dos Estados Unidos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo