Lula lidera em diferentes cenários e dispara no conceito do eleitor

Arquivado em: Brasil, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 20 de agosto de 2018 as 15:37, por: CdB

Já a desaprovação do líder petista caiu de 53% para 51%. Todos os outros candidatos seguem com forte desaprovação, com Alckmin e Ciro Gomes liderando a lista (70% e 65%, respectivamente).

 

Por Redação – de São Paulo

 

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, por um dos diários conservadores paulistanos, intitulada ‘Barômetro Político’, encomendada ao Instituto Ipsos, revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato com melhor aprovação, por parte do eleitor.

Lula falou, com exclusividade, à agência francesa AFP, e diz que prepara um programa de governo
Lula, embora preso em Curitiba, sobe nas pesquisas a cada dia que passa

E a tendência é de alta. Lula é aprovado por 47% da população, um crescimento de dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Já a desaprovação do líder petista caiu de 53% para 51%. Todos os outros candidatos seguem com forte desaprovação, com Alckmin e Ciro Gomes liderando a lista (70% e 65%, respectivamente).

Entre todos os candidatos, a performance de Geraldo Alckmin é a que mais recebe opiniões negativas. O bloco de rejeição seguinte segue com Jair Bolsonaro, (PSL, com 61% de desaprovação), Marina Silva (Rede, 61%), Henrique Meirelles (MDB, 60%). Fernando Haddad tem 59% de rejeição, segundo a pesquisa, mas seu nome ainda não foi oficializado como candidato a presidência e sim como candidato à vice-presidência.

Rejeição recorde

“A aprovação a Lula é a maior entre as 17 personalidades apresentadas pelo Ipsos aos eleitores. Em segundo lugar aparece o juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação do ex-presidente em primeira instância, com 41%. A seguir estão Marina Silva, com 30%, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, com 28%”, resume a pesquisa.

Presidente de facto, Michel Temer (MDB) concentra a pior rejeição a um chefe de Estado, na História, com 94% junto aos brasileiros.

Em outra pesquisa, desta vez encomendada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e realizada pelo instituto MDA e divulgada também nesta segunda-feira, o ex-presidente Lula aparece disparado, em primeiro lugar, na disputa presidencial, com 37,3% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 18,8%, seguido por Marina Silva (Rede), com 5,6%, e por Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,9%.

Brancos e nulos

Na sequência, seguem Ciro Gomes (PDT), com 4,1%, Alvaro Dias, do Podemos (2,7%), Guilherme Boulos, do PSOL (0,9%), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) com 0,8% cada.

Segundo o levantamento, Cabo Daciolo (Patriota) aparece cm 0,4%, seguido por Vera (PSTU), com 0,3%, por João Goulart Filho (PPL), com 0,1%, e José Maria Eymael (DC) – 0,0.
Brancos e nulos somam 14,3%, e indeciso, 8,8%.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre a última terça-feira (14) e este domingo (19), em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Transferência de votos

A pesquisa também avaliou a transferência de voto de Lula caso ele não concorra. O cenário de tranferência indica que, neste momento, 17,3% dos que optam por Lula afirmam votar e, Fernando Haddad se ele não puder concorrer. As opções seguintes são as seguintes: Marina (11,9%), Ciro (9,6%) e Bolsonaro (6,2% ).

Na sequência estão Geraldo Alckmin (3,7%), Boulos (0,8%), Alvaro Dias (0,7%), Meirelles (0,7%), Vera (0,5%), Cabo Daciolo (0,3%), João Amoêdo (0,3%), João Goulart Filho (0,1%), José Maria Eymael (DC) – 0%. Branco/Nulo – 31,3% Indecisos – 16,6%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *