Lula, em nova pesquisa, mostra consistência na liderança popular

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 11 de novembro de 2021 as 17:19, por: CdB

Na sequência aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, com 1% cada. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) ficou com 0%. Brancos e nulos somaram 10%, e não souberam ou não responderam, 12%.

Por Redação – de São Paulo

O levantamento do instituto Vox Populi divulgado nesta quinta-feira apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a disputa política, no país, com 44% dos votos, contra 21% de Jair Bolsonaro. Em terceiro lugar ficou o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 4%, seguido por Sérgio Moro (Podemos) e pelo apresentador José Luiz Datena , com 3% cada.

Ricardo Stuckert
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está liberado para concorrer, mais uma vez, ao Palácio do Planalto

Na sequência aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, com 1% cada. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) ficou com 0%. Brancos e nulos somaram 10%, e não souberam ou não responderam, 12%.

Em outro cenário, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e não com Doria, Lula alcança 45%, seguido por Bolsonaro (21%) e Ciro (5%). Moro e Datena atingem 3%, Mandetta, 1%, e Pacheco, 0%.  Brancos e nulos somaram 9%, e não souberam ou não responderam, 12%.

Melhor e pior

A mesma pesquisa revela, ainda, que 59% dos brasileiros consideram que Jair Bolsonaro é um presidente pior que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O índice permanece estável quando comparado com o levantamento anterior, realizado em março deste ano. Outros 24% avaliam Bolsonaro como melhor, uma queda de cinco pontos percentuais sobre a pesquisa antecedente.

Quando questionados sobre “qual o melhor presidente que o Brasil já teve”, 41% dos entrevistados responderam que foi Lula, uma queda de cinco pontos percentuais. Em seguida aparecem Jair Bolsonaro (15%), com uma retração de dois pontos,  e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 9%, um crescimento de dois pontos sobre o levantamento anterior.

Já 43% dos brasileiros consideram que Bolsonaro como o pior presidente que já passou pelo Palácio do Planalto, três pontos percentuais a menos que o estudo feito em março. Outros 15% dizem que Lula foi o pior presidente, recuo de dois pontos sobre a pesquisa anterior. Em seguida aparecem Fernando Collor (10%), Dilma Rousseff (9%), Fernando Henrique Cardoso (3%), José Sarney e Itamar Franco, ambos com 2%. 

A pesquisa foi realizada entre 30 de outubro  4 de novembro, com pessoas 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code