O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda que, durante a viagem que fará à Coréia e ao Japão este mês, pretende abrir caminho para a exportação de novos produtos brasileiros. Ele contou que o Japão já aprendeu a gostar da manga do Brasil e que agora mostrará o sabor da carne.
– O Brasil estava há 28 anos tentando vender manga para o Japão. E o Japão não comprava manga porque tinha o bicho da mosca – explicou. Lula lembrou também que quando o primeiro-ministro japonês veio ao Brasil, a primeira coisa que fez foi perguntar sobre a manga e oferecer a fruta ao chefe do governo japonês. “Falei: eu vou descer no Japão com uma caixa de manga para vocês não botarem defeito na manga brasileira. O que aconteceu é que chegou o primeiro carregamento de manga no Japão – afirmou.
Sobre a carne brasileira, Lula disse que conversou com o chanceler Celso Amorim para recomendar a construção de uma churrasqueira na embaixada brasileira no Japão. “Quero convidar o primeiro-ministro para comer um churrasco. E oferecer uma boa picanha, uma boa costela, uma boa maminha para ele falar: puxa vida, essa carne aqui é extraordinária. Não tem porque o Japão não comprar a carne do Brasil”, acrescentou.
O presidente disse ainda que quando faz viagens internacionais, vende a qualidade do povo e do produto brasileiro. “Eu acho que poucas vezes na história o Brasil foi tão respeitado como é hoje e não tem nada de excepcional. Apenas passando aquilo que o Brasil é de verdade.”
Lula quer intensificar mercado com Japão
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 2 de maio de 2005 as 11:10, por: CdB