Lula transborda das pesquisas para a sociedade

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 25 de julho de 2018 as 13:43, por: CdB

Nessa reta final da definição das candidaturas presidenciais, quando as pessoas começam a pensar como sair do buraco social e tirar o país da crise, o nome de Lula ecoa inevitavelmente.

Por Val Carvalho – do Rio de Janeiro

A pesquisa da Vox Populi divulgada nesta quarta-feira mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva superando o patamar de 40% e ganhando no primeiro turno. Na maioria dos Estados do Nordeste, ele já ultrapassa os 60%. Sua liderança cresceu tanto nas pesquisas que já transborda para a sociedade; fazendo ampliar o movimento político por sua libertação e provocando manifestações de setores até agora acomodados.

Luiz Inácio Lula da Silva, preso, é um atentado às liberdades individuais e ao livre sufrágio

Nessa reta final da definição das candidaturas presidenciais, quando as pessoas começam a pensar como sair do buraco social e tirar o país da crise, o nome de Lula ecoa, inevitavelmente.

Regras do jogo

Não estamos diante de uma eleição normal, onde o eleitor escolhe uma dentre várias opções políticas. Essa eleição ou será um plebiscito sobre aceitar ou não o golpe. Ou será uma fraude, se Lula for proibido de disputar.

O fato é que a intransigência do golpe para impedir Lula se torna, cada vez mais, voz isolada diante de sua incapacidade de gerar emprego e de fazer o país crescer economicamente. A consciência de que é preciso mudar e de que essa mudança é representada por Lula cresce em ordem geométrica. Tudo o mais fica em segundo plano, inclusive Bolsonaro e Alckmin, e também as candidaturas das esquerdas.

O que está sendo jogado são as próprias regras do jogo.

É como se as diversas partes da sociedade estivessem acordando do pesadelo gerado pela campanha do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Não há como os meios de comunicação impedirem essa tomada de consciência, pois ela se impõe mesmo que não se queira, pois é a vida real tomando o lugar da vida-matrix.

Val Carvalho é articulista do Correio do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *