O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa em janeiro de dois fóruns mundiais com visões antagônicas sobre política pública para reafirmar suas propostas de desenvolvimento econômico e social.
Segundo nota assinada pelo porta-voz da Presidência, André Singer, Lula fará um pronunciamento no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no lançamento da campanha contra a pobreza, iniciativa das entidades que representam o movimento “Global Call to Action Against Poverty”.
A campanha “tem como objetivo mobilizar a sociedade para cobrar dos governos ações firmes e concretas no combate à pobreza e na implementação dos compromissos assumidos com as Metas do Milênio.”
Os países membros da Organização das Nações Unidas assinaram em 2000 um conjunto de oito objetivos, entre eles a erradicação da pobreza e da fome, além da inclusão universal do ensino básico até 2015.
Lula também tem compromissos com a elite econômica. No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o presidente terá um encontro promovido pelo governo brasileiro com investidores internacionais.
“O objetivo é apresentar as perspectivas de investimento no Brasil, como já foi feito em Genebra e em Nova York no ano passado”, informa a nota do porta-voz.
Lula discursará no fórum sobre as propostas políticas para o desenvolvimento econômico e social do globo para o biênio 2005-2006.