Luma é sucesso absoluto na Marquês de Sapucaí

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Publicado Quarta, 13 de Fevereiro de 2002 às 21:28, por: CdB

Já é rotina do Carnaval carioca: entra ano e sai ano, Luma de Oliveira se transforma na grande musa dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. O fato dela ter abandonado a carreira de atriz há mais de 10 anos - seu último papel foi em "Meu Bem Meu Mal", em 1990 - e de estar fora da mídia por quase 11 meses do ano não faz diferença. Sua aparição na Marquês de Sapucaí e em vários programas televisivos do período carnavalesco sempre se traduz em picos de audiência. Pelo 15º ano consecutivo, a modelo e empresária vai dar o ar da graça como Rainha de Bateria à frente de 400 ritmistas. Os privilegiados sambistas no caso são os integrantes da Escola de Samba Unidos do Viradouro, de Niterói, cidade natal de Luma. Para não fazer feio na avenida, ela começa a se preparar em dezembro para o único dia de desfile, que vai acontecer nesta segunda-feira, dia 26. Luma vai ao barracão da escola, dá palpite na fantasia e ainda é uma freqüentadora assídua dos ensaios sambando com muita desenvoltura. Atitudes, aliás, de uma verdadeira foliã. "Aquela avenida é sagrada para mim. E trato tudo com muito respeito, desde minha escola até o público que está ali", explica a beldade, antes de mais um ensaio na quadra da Viradouro. E neste ano, Luma antecipou sua presença no Carnaval e, conseqüentemente, na mídia por causa de um ousado ensaio fotográfico. A diretoria da Viradouro espalhou cerca de 80 outdoors pela cidade do Rio de Janeiro e também em Niterói. Na peça publicitária, Luma aparece deitada nua e de perfil, numa pose provocante, representando os sete pecados capitais que são o enredo da agremiação. "Ao contrário do que estão dizendo, não recebi nenhum cachê. Fiz por amor à minha escola", vai logo avisando a empresária, que já está acostumada com polêmicas durante o Carnaval carioca. Quando ainda desfilava pela Tradição, Luma saiu à frente da bateria com uma coleira que trazia o nome do marido, o empresário Eike Batista. Na época, a atitude de Luma foi considerada submissa por muitas mulheres. "Não foi nada planejado. Fiz porque tinha a ver com enredo", justifica Luma. Aos 36 anos, a rainha da bateria da Viradouro consegue manter os 58 quilos distribuídos magistralmente em 1,74 m com uma boa alimentação e ainda treinos diários. Outro segredo é manter o bom humor. "Tudo que faço na minha vida é com muita paixão", enfatiza Luma, que desfilou pela primeira na avenida como passista da Portela, no início da década de 80. Depois, ela passou pela Caprichosos de Pilares e ainda ficou por cinco anos na Tradição. Enquanto esteve na escola dissidente da Portela, Luma conta que recebeu inúmeros convites para desfilar pela Viradouro. Chegou até sair pela Tradição por dois anos quando a escola caiu para o segundo grupo. Na Tradição, inclusive, ela chegou a bancar as despesas das fantasias dos integrantes da bateria quando a agremiação passava por uma crise financeira. "Mas depois resolvi realmente ir para Viradouro. Como sou de Niterói, foi um reencontro com minha comunidade", explica. O fato de ter sido modelo internacional, segundo Luma, não atrapalhou suas pretensões no mundo do samba. Normalmente as comunidades das escolas de samba cariocas rejeitam as modelos que querem se aproveitar do Carnaval e principalmente da agremiação para conseguir sucesso na mídia. Luma conta que com ela é diferente. "Eu realmente me envolvo. Não freqüento a quadra apenas dois dias antes do Carnaval", alfineta Luma. Embora esteja há mais de uma década desfilando na Marquês da Sapucaí, ela nunca sentiu o gostinho de ter sido campeã do Carnaval carioca. Luma conta que não se preocupa com isso. "Para o que proponho fazer, já me considero uma campeã", completa, sem modéstia. A sempre impressionante performance de Luma no Sambódromo, no entanto, não é acompanhada pelo marido Eike. O empresário já admitiu publicamente sentir ciúmes da mulher quando ela está desfilando. Por isso, sempre "arruma" uma viagem no período de Carnaval. "Também não gosto de ser paparicada

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