Maior avião do mundo faz primeiro voo

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 14 de abril de 2019 as 12:12, por: CdB

Aeronave de 220 toneladas e movida por seis motores completa com sucesso primeiro voo, na Califórnia. Ideia é que Stratolaunch sirva de plataforma móvel para o lançamento de satélites.

Por Redação, com DW – de Nova York

A maior aeronave do mundo completou com sucesso no sábado o seu primeiro voo de teste.

O avião Stratolaunch, com uma envergadura da mesma extensão de um campo de futebol, decolou de um aeródromo no deserto do Mojave, na Califórnia, e realizou exercícios de testes durante duas horas e meia.

O avião Stratolaunch decolou de um aeródromo no deserto do Mojave

Durante o voo, a aeronave atingiu uma velocidade máxima de 189 milhas por hora (304 quilômetros) e altitude de 17 mil pés (5.182 metros).

A aeronave tem envergadura de 117 metros e pesa 220 toneladas. Ela possui duas fuselagens conectadas e 28 rodas, e é movida por seis motores como os usados no Boeing 747.

O Stratolaunch foi concebido para ser uma plataforma móvel de lançamento de satélites no espaço. Pode um dia também lançar ônibus espaciais de passageiros.

– O voo de hoje reforça nossa missão de fornecer uma alternativa flexível aos sistemas lançados no solo – disse Jean Floyd, CEO da empresa Stratolaunch.

O projeto foi desenvolvido pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, que morreu em outubro passado.

– Nós todos sabemos que Paul teria ficado orgulhoso de testemunhar a realização histórica de hoje – disse Jody Allen, presidente da Vulcan Inc. e administrador da Paul G. Allen Trust. “A aeronave é um feito de engenharia notável, e parabenizamos a todos os envolvidos”.

A ideia da empresa é baratear os custo de lançamento, reduzindo gastos em relação aos foguetes lançados do solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *