Maior avião do mundo faz primeiro voo

Arquivado em:
Publicado Domingo, 14 de Abril de 2019 às 09:12, por: CdB

Aeronave de 220 toneladas e movida por seis motores completa com sucesso primeiro voo, na Califórnia. Ideia é que Stratolaunch sirva de plataforma móvel para o lançamento de satélites.

Por Redação, com DW - de Nova York

A maior aeronave do mundo completou com sucesso no sábado o seu primeiro voo de teste. O avião Stratolaunch, com uma envergadura da mesma extensão de um campo de futebol, decolou de um aeródromo no deserto do Mojave, na Califórnia, e realizou exercícios de testes durante duas horas e meia.
aviao.jpg
O avião Stratolaunch decolou de um aeródromo no deserto do Mojave
Durante o voo, a aeronave atingiu uma velocidade máxima de 189 milhas por hora (304 quilômetros) e altitude de 17 mil pés (5.182 metros). A aeronave tem envergadura de 117 metros e pesa 220 toneladas. Ela possui duas fuselagens conectadas e 28 rodas, e é movida por seis motores como os usados no Boeing 747. O Stratolaunch foi concebido para ser uma plataforma móvel de lançamento de satélites no espaço. Pode um dia também lançar ônibus espaciais de passageiros. – O voo de hoje reforça nossa missão de fornecer uma alternativa flexível aos sistemas lançados no solo – disse Jean Floyd, CEO da empresa Stratolaunch. O projeto foi desenvolvido pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, que morreu em outubro passado. – Nós todos sabemos que Paul teria ficado orgulhoso de testemunhar a realização histórica de hoje – disse Jody Allen, presidente da Vulcan Inc. e administrador da Paul G. Allen Trust. "A aeronave é um feito de engenharia notável, e parabenizamos a todos os envolvidos". A ideia da empresa é baratear os custo de lançamento, reduzindo gastos em relação aos foguetes lançados do solo.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo