Maioria dos brasileiros acredita que o processo contra petista foi político

Arquivado em: Brasil, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2018 as 16:25, por: CdB

Pesquisa Vox Populi revela que quase 60% dos eleitores vê motivação política para condenação de Lula.



 

Por Redação – de São Paulo

 

Pesquisa do instituto Vox Populi, sob encomenda da Central Única dos Trabalhadores (CUT), divulgada nesta sexta-feira, mostra que  56% dos brasileiros acreditam que o processo e a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram políticos; porque muita gente não gosta dele. Para 32%, no entanto, o processo foi normal, sem misturar questões jurídicas com políticas. Outros 13% não souberam ou não responderam.

Um ato público de grandes proporções foi realizado em apoio a Lula, na capital gaúcha
Atos públicos de grandes proporções são realizados em apoio a Lula, nas principais capitais do país

Segundo a pesquisa CUT/Vox, para 40% dos brasileiros, os juízes do TRF-4 não provaram nada contra Lula. Outros 34% acham que os juízes provaram e 27% não souberam ou não quiseram responder.

Entre dezembro e fevereiro aumentou de 40% para 46% o percentual dos entrevistados que acham que os juízes tratam Lula de maneira mais dura, se comparada ao tratamento que dão a outros políticos; como Michel Temer (MDB-SP) e Aécio Neves, senador do PSDB-MG. Já o percentual dos que acreditam que Lula é tratado com o mesmo rigor que os outros, caiu de 43% para 40% no mesmo período.

Candidato

48% dos brasileiros acham que quem tem de julgar Lula é o povo, nas urnas, e não Moro ou outros juízes – 41% discordam e 11% não sabem ou não quiseram responder.

A CUT/Vox quis saber dos brasileiros se eles acham que Lula tem o direito de se candidatar a presidente nas eleições deste ano, independentemente de votarem ou não no ex-presidente.

Para 54% Lula deveria e tem o direito de ser candidato, apesar da condenação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições. Outros 37% acham que Lula deveria ser impedido e 9% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados acham que Lula vai ser candidato. Outros 33% não acreditam nessa possibilidade e 15% não sabem ou não responderam.

Recursos

Perguntados se a condenação foi justa e baseada em provas e que, portanto ele deveria ser preso, 49% responderam que o ex-presidente não deveria ser preso; 36% que deveria e 16% não sabem ou não responderam.

Para 48% dos entrevistados, Lula e qualquer pessoa tem direito a só ser presa se a condenação for confirmada pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que a prisão deve ser feita após ser condenado por um tribunal de recursos, como aconteceu no TRF-4, e 24% não souberam ou não quiseram responder.

Para 26%, o líder petista somente deve ser preso se for condenado pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que ele deveria ser preso imediatamente e 12% não souberam ou não quiseram responder.

Lula preso

A maioria dos entrevistados, 52% acha que o ex-presidente não vai ser preso; 29% que vai e 19% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa CUT/Vox Populi fez 2000 entrevistas, em 118 municípios. Estratificação foi por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Foram entrevistados brasileiros com mais de 16 anos; residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os Estados e do Distrito Federal, em capitais; regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *