Centenas de manifestantes, alguns com facas e facões, cercaram um quartel francês em Abidjan, principal cidade da Costa do Marfim, nesta segunda-feira, um dia depois de militares pedirem que os franceses abandonem a linha de frente no país africano.
Os soldados franceses lançaram gás lacrimogêneo e detonaram granadas enquanto as pessoas iam e voltavam, atacando em ondas para tentar invadir o quartel. Até a noite, já havia uma aglomeração de cerca de mil pessoas.
Uma porta-voz militar francesa disse que a multidão não foi dispersada à força. Os manifestantes apedrejaram o local e alguns queimaram pneus na entrada.
A embaixada espanhola disse que os manifestantes atacaram o carro de uma espanhola, que teria sido confundida com francesa. Testemunhas disseram que a multidão também tentou retirar um homem branco de seu carro, perto do quartel, mas ele conseguiu fugir.
No domingo, militares marfinenses deram 48 horas para que os franceses abandonassem a linha de cessar-fogo no país, para permitir que o governo combata os rebeldes que controlam a metade norte da Costa do Marfim, que é o maior produtor mundial de cacau.
Manifestantes cercam quartel francês na Costa do Marfim
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 1 de dezembro de 2003 as 20:41, por: CdB