Marte tem áreas caóticas, com ‘diabos de poeira’

Arquivado em:
Publicado Domingo, 13 de Fevereiro de 2022 às 14:17, por: CdB

Segundo explica ESA na descrição da foto, o cenário visto na imagem parece muito semelhante ao que é conhecido como o "terreno caótico" de Marte, em que porções da superfície apresentam "grupos acidentais de rochas de tamanhos e formas variadas" agrupados e "muitas vezes localizados dentro de depressões”.

Por Redação, com Sputniknews - de Moscou
Agência Espacial Europeia (ESA) publicou uma nova foto da superfície de Marte, que foi tirada no início desde mês pela câmera CaSSIS a bordo do orbitador Trace Gas Orbiter da missão conjunta ExoMars, a cargo da ESA e da agência espacial russa Roscosmos. A foto mostra parte de Argyre Planitia, uma planície localizada nas proximidades da cratera de impacto Hooke nos planaltos meridionais de Marte.
marte.jpg
Nas fotos, a superfície do planeja mostra rastros de redemoinhos de poeira gigantescos
Segundo explica ESA na descrição da foto, o cenário visto na imagem parece muito semelhante ao que é conhecido como o "terreno caótico" de Marte, em que porções da superfície apresentam "grupos acidentais de rochas de tamanhos e formas variadas" agrupados e "muitas vezes localizados dentro de depressões”. "Embora esta pequena porção não tenha sido definida como um desses (terrenos), sua aparência é certamente caótica", observa ESA.

Vento e poeira

Esta imagem de montes, ondulações esculpidas pelo vento e rastros de poeira perto da cratera Hooke em Marte foi obtida pela missão Exomars da ESA/Roscosmos. As formas azuladas semelhantes a cachos finos de cabelos e que podem ser vistas na imagem são na verdade rastros deixados por ‘diabos de poeira’, redemoinhos de poeira que ocorrem tanto em Marte como na Terra. A cor destas formas é o resultado da aplicação de três filtros que foram combinados para fazer a imagem. Lançado em 2016, o Trace Gas Orbiter chegou à orbita de Marte no mesmo ano e começou sua missão em 2018.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo