May diz que Reino Unido não tem medo de sair da UE sem acordo do ‘Brexit’

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 3 de outubro de 2018 as 13:40, por: CdB

A primeira-ministra afirmou que seu governo tratou a UE com “respeito” e que espera que o bloco “faça o mesmo” com o Reino Unido.

Por Redação, com EFE – de Londres

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou nesta quarta-feira que o país “não tem medo” de sair da União Europeia (UE) sem um acordo do “Brexit” e ressaltou a importância de manter uma boa relação com a Europa.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May

Em seu discurso no congresso anual do Partido Conservador, realizado em Birmingham, May disse que seu governo respeitará o resultado do referendo de junho de 2016, no qual os britânicos votaram a favor da saída da UE, mas reiterou que não está disposta a aceitar qualquer acordo com o bloco europeu.

A primeira-ministra afirmou que seu governo tratou a UE com “respeito” e que espera que o bloco “faça o mesmo” com o Reino Unido.

A líder conservadora ressaltou que quer um bom pacto com Bruxelas, mas reconheceu que, se não for possível, isso representaria “um mal resultado para o Reino Unido e a UE”.

– Será duro no início, mas “a resistência” do povo britânico permitirá que o país siga em frente.

May defendeu seu plano do “Brexit”, conhecido como “Chequers”, que permitirá comerciar produtos e não serviços entre ambas as partes, enquanto protegerá o Reino Unido sem que haja uma mudança na fronteira entre as duas Irlandas.

Além disso, a primeira-ministra criticou os que pedem um segundo referendo sobre a saída da UE, entre eles membros da oposição trabalhista, pois uma segunda consulta representaria “um voto dos políticos” que buscam um resultado diferente.

May encerrou o congresso dos conservadores se referindo às claras divisões no partido entre eurocéticos e pró-europeus e ressaltou que é preciso união para não haver o risco de “acabar sem o ‘Brexit'”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *