Membro da Al Qaeda oferece ajuda a britânicos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 24 de março de 2004 as 09:23, por: CdB

Abu Qatada, um radical muçulmano que aparentemente é um importante líder da Al Qaeda na Europa e está detido em Londres, ofereceu-se para atuar como informante do MI5 sobre extremistas islâmicos no Reino Unido, segundo informou o  ‘The Guardian’ nesta quarta-feira .

Qatada, que é de origem jordaniana e em 1993 pediu asilo no Reino Unido para ele, sua esposa e seus três filhos, foi detido no ano passado, mas ainda não foi submetido a julgamento. O jornal ‘The Guardian’ diz que as autoridades espanholas acham que Qatada tem vínculos com Abu Dahdah, detido na Espanha pouco depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.
Aparentemente, Al Qatada, detido na prisão londrina de Belmarsh, se reuniu com Osama bin Laden, líder da rede Al Qaeda, no Paquistão em 1989.

Segundo documentos do tribunal especial de imigração sobre casos de apelação, Qatada teve três encontros com agentes dos serviços secretos MI5 nos anos 90, a quem afirmou que tentaria convencer extremistas islâmicos a não cometer atos terroristas no Reino Unido, informa o ‘The Guardian’.

Os três encontros com o MI5 foram antes dos atentados de 11 de setembro, dois em 1996 e um em 1997, mas a atitude de Qatada mudou depois desses ataques nos EUA. Em janeiro passado Qatada perdeu um recurso para ser posto em liberdade após a consideração do juiz Andrew Collins, presidente do citado tribunal, de que o detido esteve no centro das atividades terroristas no Reino Unido associadas com a Al Qaeda e é ‘realmente um homem perigoso’, informa o ‘The Guardian’.