Menem entrega Presidência a Kirchner

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 13 de maio de 2003 as 19:10, por: CdB

O ex-presidente Carlos Menem, candidato à sucessão de Eduardo Duhalde à Presidência da Argentina pela Aliança Frente pela Lealdade, renunciou à candidatura nesta terça-feira, no início da noite. A assessoria do ex-candidato divulgou uma carta, divulgada pela imprensa portenha.

Segundo o comando da campanha de Menem, ele “não queria gerar um desgaste ao país com a disputa entre menemistas e duhaldistas, por que quer um país pacificado”, mas o ex-presidente foi pressionado por governadores que temiam perder espaço em províncias com a sua derrota.

Teme-se que a renúncia tumultue o país e o impeça de retomar a rotina normal, após a sucessão de crises que culminou na troca de um presidente radical, Fernando de la Rúa, por um peronista, Duhalde, sem uma eleição.

Menem desmarcou uma reunião nesta terça-feira, na sede da Associação das Entidades Jornalísticas Argentinas, que reúne diretores dos principais jornais do país, um encontro com o presidente do Banco Mundial, Enrique Iglesias, e outros compromissos de campanha.