A bolsa de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira após a valorização do iuan na semana passada. Otimismo sobre resultados financeiros de empresas impulsionou ações de empresas como a Fanuc . O movimento de valorização foi seguido por outras bolsas da Ásia.
O Nikkei subiu 0,58%, para 11.762 pontos. O preço do petróleo mais alto valorizou ações relacionadas à commodity, incluindo as ações da Nippon Mining Holdings . A Takeda Pharmaceutical fechou em alta devido à aprovação de uma nova droga nos Estados Unidos.
“O impacto imediato da valorização do iuan foi deixado para trás e há um otimismo quanto aos lucros, que apoiou o mercado”, afirmou Masatoshi Sato, estrategista da Mizuho Investors Securities.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou praticamente estável, com variação positiva de 0,05%, a 14.794 pontos. Ganhos com ações de bancos como o HSBC foram parcialmente compensados por quedas no setor imobiliário.
Na Coréia do Sul, a bolsa de Seul teve forte avanço de 1,44%, para 1.089 pontos, chegando ao maior patamar em mais de uma década. Expectativa de bons resultados trimestrais levantaram ações do Kookmin Bank e de outras instituições financeiras, enquanto menor preocupação com o impacto da valorização do iuan impulsionou os exportadores.
Em Cingapura, o índice Straits Times fechou em queda de 0,42%, para 2.309 pontos.
Na Malásia, o índice da bolsa de Kuala Lumpur fechou praticamente estável, com ligeira alta de 0,02%, para 939 pontos. Em Taiwan, o índice de ações registrou avanço de 0,62%, para 6.420 pontos. Na Indonésia, a bolsa de Jacarta caiu 0,21%, para 1.169 pontos. Na Tailândia, o índice Thailand Set valorizou 1,65%, para 659 pontos.
Mercados asiáticos fecham em alta após valorização do iuan
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 25 de julho de 2005 as 12:05, por: CdB