Metade da população do mundo vive abaixo da linha da pobreza, diz a OIT

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 7 de junho de 2003 as 11:40, por: CdB

Aproximadamente a metade da população do mundo vive abaixo da linha da pobreza, segundo um informe da Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com a entidade, quase 3 bilhões de pessoas vivem com menos de US$ 2 por dia. Desses 3 bilhões, cerca de 1 bilhão – o equivalente a um quarto da população dos países em desenvolvimento – vive com menos de um dólar diário.

A OIT também informou que o desemprego oficial está em um dos níveis mais altos da história, com 180 milhões de desempregados, enquanto mais de 1 bilhão de pessoas estão subempregadas ou parcialmente empregadas.

O diretor-geral da organização, Juan Somavia, disse em Genebra que o objetivo de reduzir a probreza no mundo pela metade até 2015 não vai ser alcançado a menos que seja encontrado um novo modo de se criar oportunidades de trabalho aos pobres.

Os números também revelam que a pobreza não está restrita às nações em desenvolvimento: mais de 10% da população nos 20 países mais ricos do mundo vivem com menos da metade do salário mínimo recomendado.

“O caminho para sair da pobreza é o trabalho”, disse Somavia.