Metrô promove Troca-troca de livros na estação Central

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018 as 15:13, por: CdB

Com a ação, o MetrôRio reafirma o papel de agente de transformação e inclusão social, fomentando a cultura e incentivando o prazer proporcionado pela literatura

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

Na próxima quinta-feira, o MetrôRio vai promover mais uma edição do Troca-troca de livros na estação Central. Para participar, é só levar até três livros usados e em perfeito estado até a biblioteca Estação Leitura, que fica no mezanino, próximo ao acesso principal (SuperVia), entre 14h e 20h. Chegando lá, basta escolher até três títulos expostos nas prateleiras e se deliciar com novas histórias. Importante: não serão aceitos livros didáticos ou escolares no Troca-troca.

Evento acontece na próxima quinta-feira, 01/03, das 14h às 20h. Cada cliente poderá levar para a casa até três novos livros

Com a ação, o MetrôRio reafirma o papel de agente de transformação e inclusão social, fomentando a cultura e incentivando o prazer proporcionado pela literatura.

Estação Leitura

A biblioteca Estação Leitura funciona há 4 anos na estação Central do MetrôRio, proporcionando o acesso gratuito a livros e atividades literárias. O atendimento acontece às segundas e sextas, das 8h às 14h, e às terças e quintas, das 14h às 20h.

O empréstimo de livros dura até sete dias, podendo renovar por mais uma semana. O catálogo digital do acervo pode ser consultado na página oficial do projeto no Facebook (www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral).

O projeto tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e conta com apoio do Instituto Invepar e a realização da Oldemburg Marketing Cultural.

Serviço

Troca-troca de livros

Local: Em frente ao balcão de atendimento da biblioteca Estação Leitura, na estação Central do MetrôRio

Data: 1/3/2018

Horário: 14h às 20h

Outras informações em: www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral

Literatura de graça no Rio

Além do MetrôRio, que se destaca no patrocínio a essa iniciativa, algumas empresas públicas e privadas têm projetos para acesso gratuito a livros.

A Linha Amarela, as Lojas Americanas e a Americanas.com patrocinam o projeto “Livros nas Praças”, no qual dois ônibus-biblioteca, um azul (Linha Amarela) e um vermelho (Lojas Americanas e Americanas.com), percorrem diversos bairros da cidade fazendo empréstimo gratuito de livros. (https://www.facebook.com/LivrosNasPracas/)

Outra iniciativa é o “Banca de Livros”, criado pela Alternativa Cultura, com o objetivo de facilitar e estimular o hábito da leitura em bairros e comunidades da cidade do Rio de Janeiro, com o empréstimo gratuito de livros para crianças, jovens e adultos. (http://bancadelivros.com/newsite/)

A Biblioteca Euclides da Cunha, que fica no prédio do Ministério da Educação e pertence à Biblioteca Nacional, faz empréstimo de livros sem nenhum custo. Basta se associar para pegar os livros. O empréstimo dura até 15 dias. (https://www.bn.gov.br/pergunta-resposta/emprestimo-livros)

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) também é aberta ao público em geral. O acervo é composto por obras da literatura brasileira e estrangeira, além de título de psicologia, legislação, história e teses de doutorado e mestrado. A biblioteca fica na Avenida Pasteur, na Urca. (http://www.unirio.br/bibliotecacentral/biblioteca-central-1)

A prefeitura do Rio também tem diversas bibliotecas populares em bairros das zonas Sul, Norte e Oeste. Além do empréstimo gratuito de livros, há atividades culturais para crianças e jovens. O acervo das bibliotecas pode ser consultado no site da prefeitura. (http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?article-id=106774)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *