O México está disposto a voltar a canalizar as relações com Cuba nos âmbitos do comércio, cooperação e diálogo político, afirmou na última terça-feira o subsecretário de Relações Exteriores mexicano, Miguel Hakim Simón.
Hakim Simon disse que o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, e seu homólogo mexicano, Luis Ernesto Derbez, se reunirão durante a XIII Cúpula Ibero-americana na Bolívia, se o primeiro comparecer, como já fizeram há algumas semanas em Nova York.
A Cúpula Ibero-americana acontecerá em 14 e 15 de novembro em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).
A possível reunião entre Roque e Derbez está ‘planejada’ com ‘o objetivo de continuar trabalhando em todos os níveis’, disse o funcionário mexicano em uma entrevista coletiva.
– O que é um fato é que temos uma vontade de reativar estas relações nos âmbitos mencionados – ressaltou.
As relações entre Cuba e México esfriaram nos últimos dois anos por algumas diferenças diplomáticas que incluíram divergências no campo dos direitos humanos.
Um sério incidente diplomático que danificou especialmente os laços entre ambos os países aconteceu no ano passado, por ocasião da realização da Cúpula sobre Financiamento para o Desenvolvimento na cidade mexicana de Monterrey.
O presidente de Cuba, Fidel Castro, divulgou para a imprensa uma conversa privada na qual seu homólogo do México, Vicente Fox, pede que ‘não agrida os Estados Unidos, nem George Bush’ e que limitaria sua presença no encontro.
México está disposto a retomar relações com Cuba novamente
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 12 de novembro de 2003 as 04:38, por: CdB