México quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU novamente

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Abril de 2004 às 21:38, por: CdB

O México pediu para ocupar de novo, em 2009, um dos assentos da América Latina no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), disse na última segunda-feira, o chanceler mexicano, Luis Derbez.

O pedido para ocupar o assento temporário foi feito no começo deste mês. Durante seu primeiro período no Conselho, em 2002 e 2003, o México votou contra a invasão do Iraque, lidera por Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, entre outros.

- Porque acreditamos no multilateralismo, porque acreditamos também que é através dessas instituições que o direito internacional pode prevalecer, o México considera sua obrigação, sua responsabilidade, participar no Conselho de Segurança - disse Derbez a estudantes do Instituto Rio Branco, em Brasília.

O Brasil ocupou o lugar do México no Conselho e o outro assento latino-americano é atualmente do Chile, que termina seu período no fim de 2004. O biênio do Brasil termina em 2005.

O Conselho de Segurança da ONU tem 15 membros, cinco dos quais são permanentes. O chanceler mexicano começou uma viagem de cinco dias pelos quatro países do Mercosul. Na terça-feira, o diplomata mexicano se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo