A Lenovo e a Microsoft confirmaram, nesta terça-feira, o acordo para instalar o Windows nos computadores que a Lenovo produz na China. O acordo deve resultar em US$ 1,2 bilhão em vendas do Microsoft Windows nos próximos 12 meses, segundo a Lenovo. Em novembro, a maior fabricante de computadores pessoais da China se tornou a primeira fabricante de PCs a pré-instalar o sistema operacional da Microsoft em todas suas linhas de produção do mercado chinês, onde a pirataria de softwares é enorme.
O chairman da Lenovo, Yang Yuanqing, disse que o percentual de consumidores que escolheram comprar um PC da Lenovo com o Windows XP pré-instalado cresceu de 10% em novembro para 70%.
– A parceria que assinamos hoje vai aumentar ainda mais nossa cooperação nesta área, assim como ampliar nossa parceria para incluir desenvolvimento de produtos bem acabados para PC e marketing conjunto em mercados emergentes – disse o executivo em uma cerimônia da qual participaram o chairman da Microsoft, Bill Gates, o presidente-executivo da empresa, Steve Ballmer, e autoridades do governo chinês.
A assinatura formal do acordo, anunciado em novembro, ocorreu um dia antes de o presidente chinês, Hu Jintao, visitar a sede da Microsoft em Redmond e jantar com Bill Gates na casa do fundador da Microsoft. Além da Lenovo, três outras fabricantes chinesas de computadores anunciaram planos para comprar o equivalente a um total de 400 milhões de dólares em sistemas operacionais Windows.
Os acordos ocorrem depois de o governo chinês publicar um decreto que determina que todos os PCs fabricados no país devem sair de fábrica com um sistema operacional licenciado instalado, numa tentativa de combater a pirataria.