Mike Pompeo diz que houve avanços em reunião com Kim Jong-un

Arquivado em: América Latina, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 7 de outubro de 2018 as 10:35, por: CdB

Pompeo fez referência à cúpula que o próprio Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, mantiveram em junho em Singapura.

Por Redação, com EFE – de Seul

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse neste domingo que houve avanços sobre a desnuclearização da Coreia do Norte na reunião que manteve em Pyongyang com o líder Kim Jong-un, mas não apresentou mais detalhes a respeito.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo

Pompeo publicou uma mensagem no Twitter após aterrissar esta tarde (horário local) na base militar de Osan, ao sul de Seul, onde se reunirá com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e com a chefe da diplomacia sul-coreana, Kang Kyung-wha.

– Tive uma boa viagem a Pyongyang para me reunir com o líder Kim. Seguimos avançando nos acordos alcançados na Cúpula de Singapura – escreveu o secretário de Estado no Twitter após sua quarta visita a Pyongyang.

Pompeo fez referência à cúpula que o próprio Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, mantiveram em junho em Singapura, na qual ambas as partes concordaram em trabalhar para a desnuclearização do regime em troca de garantir a sobrevivência do mesmo.

No entanto, o secretário de Estado afirmou desde o início de sua viagem pela Ásia que, por enquanto, não vai “falar sobre os detalhes da negociação” para não comprometer o processo.

Por outro lado, Pompeo disse que era muito provável que as partes chegassem a um acordo para definir uma data e o local para uma segunda cúpula entre Kim e Trump nesta reunião em Pyongyang, mas que, possivelmente, tal informação não será divulgada até que todos os detalhes do encontro estejam fechados.

Após a primeira cúpula de Trump e Kim em junho, o diálogo sobre desarmamento ficou estagnado.

A Casa Branca reivindica ações mais firmes do regime que mostrem na prática sua vontade de se desnuclarizar, enquanto Pyongyang afirma que não desmantelará seu programa nuclear se os EUA não mostrarem antes sua vontade de suspender sanções e assinar um tratado de paz com o regime para garantir sua sobrevivência.

Pompeo abordará hoje com Moon e Kang os resultados da última cúpula intercoreana do mês passado e o estado do diálogo com o Norte.

O secretário de Estado dos EUA concluirá seu giro pelo continente asiático na segunda-feira na China, onde seus planos preliminares incluem encontros com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, e o conselheiro de Estado, Yang Jiechi, em um momento de forte tensão nas relações bilaterais pela guerra comercial e outras disputas envolvendo os dois países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *