Milhões de brasileiros celebram a fé e a bondade de Santa Maria

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado sábado, 13 de outubro de 2018 as 18:26, por: CdB

Na véspera, quando também se comemora o Dia das Crianças, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida (SP), recebeu centenas de milhares de fiéis.

 

Por Redação, com ABr – de Aparecida, SP, e Belém

 

A capital paraense, Belém, comemora hoje (12) o primeiro dia de procissões da 226ª edição do Círio de Nazaré, festa religiosa que ocorre há mais de 200 anos. O traslado é feito nesta sexta-feira de Belém para Ananindeua e também passa pelo município de Marituba.

Milhões de fiéis, reunidos em Belém, neste sábado, festejam o dia de Santa Maria, mãe de Deus
Milhões de fiéis, reunidos em Belém, neste sábado, festejam o dia de Santa Maria, mãe de Deus

A previsão é concluir o cortejo de hoje por volta das 16h na Igreja Matriz de Ananindeua.

Maior festa religiosa do mundo, o Círio tem como tema este ano “Uma jovem chamada Maria”. O auge da festa, que vai até o dia 29, ocorre no segundo domingo de outubro, quando uma grande procissão percorre as principais ruas de Belém. O andor deixa da Catedral Metropolitana/Sé às 6h30 em direção à Basílica Santuário de Nazaré, reunindo mais de 2 milhões de fiéis.

Círio de Nazaré

A missa que antecede a grande procissão é celebrada na Praça Frei Caetano Brandão (em frente à Catedral da Sé), às 5h.

Em 2015, o Círio de Nazaré e seu conjunto de manifestações religiosas e culturais recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Em 2004, foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial Brasileiro.

Aparecida

Na véspera, quando também se comemora o Dia das Crianças, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida (SP), recebeu centenas de milhares de fiéis, no feriado dedicado à santa.

Com o tema Em Jesus, com Maria, Restauramos a Vida, este ano, a Basílica comemora 40 anos da restauração da imagem da padroeira, após ter se quebrado num atentado em 1978.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *