Ministério da Saúde apresenta ações para prevenção e controle da obesidade

Arquivado em: Saúde, Últimas Notícias, Vida & Estilo
Publicado segunda-feira, 23 de abril de 2018 as 15:31, por: CdB

O Congresso trouxe discussões sobre alimentação adequada e saudável como um direito para todos, nos campos científico, político e cultural

Por Redação, com ACS – de Brasília:

O Ministério da Saúde participou do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que aconteceu em Brasília no último sábado e teve como tema principal “Comida: relações de afeto, tradições e direitos”. Durante a programação, no estande, foram divulgadas as ações adotadas pelo governo brasileiro para a prevenção e controle do excesso de peso e obesidade no país. Também foram promovidas palestras com a participação de profissionais renomados.

Ministério da Saúde apresenta ações para prevenção e controle da obesidade

O Congresso trouxe discussões sobre alimentação adequada e saudável como um direito para todos, nos campos científico, político e cultural. O estímulo à alimentação saudável tem sido tratado com prioridade pelo Ministério da Saúde, principalmente por evitar o aparecimento de doenças crônicas presentes no país, como diabetes e hipertensão.

Alimentação adequada e saudável na infância foi tema de bate-papo no estande do Ministério da Saúde no Congresso Brasileiro de Nutrição. Participaram  Rita Lobo (chef de cozinha), Ekaterine Karagiorgiadis (Instituto Alana) e Inês Rugani (UERJ).

Alimentação e Nutrição

A coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição, Michele Lessa, enfatiza que espaços como esse são a chave para fortalecer as ações da pauta voltadas aos brasileiros. “É uma grande oportunidade para Ministério da Saúde divulgar o que já está sendo feito, e ainda escutar a demanda desses profissionais para o aprimoramento da política de alimentação e nutrição dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) ”, afirmou a coordenadora.

Durante os quatro dias as palestras oferecidas pelo Ministério da Saúde abordaram alimentação na infância em casa e na escola; publicidade de produtos alimentícios infantis; obesidade e suas soluções; e ainda refeições voltadas para a saúde do coração. O órgão também participou de mesas-redondas para discutir políticas públicas e como avançar na qualificação de profissionais da área.

O Conbran também foi palco do lançamento de materiais de apoio de programas do Ministério da Saúde. Um deles trata-se um conjunto de publicações do Programa Saúde na Escola, para orientar professores a incentivarem e ajudarem a promover a alimentação saudável no ambiente de trabalho. Além desse, também será lançada a cartilha “Alimentação Cardioprotetora: Manual para os profissionais de Saúde de Atenção Básica”.