O diretor do Departamento de Regime Geral de Previdência Social, Geraldo Arruda, do Ministério da Previdência, afirma que quase 100% dos acidentes de trabalho podem ser prevenidos. “Basta que se implantem mecanismos adequados de prevenção”, acrescenta.
No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado nesta terça-feira, ele lembra que o ministério está organizando o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um documento que visa a levantar informações e estatísticas sobre segurança no trabalho.
– As empresas devem informar os fatores de risco e as conseqüências para que se faça um banco de dados que vai dar embasamento às políticas públicas que devem ser feitas a este respeito – explica Arruda.
Ainda segundo o diretor, outra medida tomada pela Previdência é a instituição da redução da carga tributária para empresas que registrarem diminuição nos níveis de acidentes de trabalho. “As empresas que tiverem bom desempenho poderão diminuir em até 50% o valor de suas alíquotas”, exemplifica Geraldo Arruda. “As que geram mais doentes pagam mais e as que geram menos, conseqüentemente, pagam menos impostos”, acrescenta. Na opinião do diretor, “este será um grande incentivo para que as empresas invistam em prevenção de acidentes de trabalho”.
As estatísticas de mortes e acidentes de trabalho no mundo apontam, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que a cada ano quase 2 milhões de trabalhadores morrem no trabalho, o que equivale a quase 5 mil mortes ao dia ou a três vidas perdidas por minuto.
O estudo revela ainda que em torno de 270 milhões de acidentes de trabalho são registrados por ano, enquanto as doenças relacionadas às atividades produtivas atingem 160 milhões de pessoas, com custo que chega a 4% do Produto Interno Bruto mundial.