O ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, responsável pela investigações de indícios de corrupção no governo, sugeriu nesta quarta-feira, que a ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva, devolva aos cofres públicos o dinheiro que recebeu durante a viagem à Argentina, no dia 25 de setembro, para participar de ato religioso.
– Fica mais fácil para a ministra devolver o dinheiro, se defender, e depois recebê-lo de volta a medida que comprovar que a ação pública, durante a viagem, foi realizada – disse Waldir Pires.
– Não se pode confundir a viagem da ministra, um caso típico de ética pública, com corrupção – completa.
Ao tomar conhecimento das declarações de Pires, a assessoria da ministra Benedita da Silva afirmou que ela “não vê nenhuma razão para devolver o dinheiro da viagem”, por ela ter sido realizada em caráter oficial.
Nesta quarta, Benedita telefonou para Waldir Pires para informar que estava encaminando o mesmo relatório entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que também será enviado ao Ministério Público. O documento, segundo a assessoria da ministra, “mostra, com clareza, que ela cumpriu uma agenda de trabalho na Argentina.”
Waldir Pires classificou o episódio envolvendo a ministra Benedita como “um descuido eventual, que não pode ser considerado como corrupção”. Esta é uma questão de “ética pública”, afirmou. Na sua opinião, problemas de natureza ética nunca são desimportantes, mas corrupção é outra coisa.
Ministro sugere a Benedita que devolva dinheiro da viagem
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 8 de outubro de 2003 as 20:19, por: CdB