Mirabolante

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 1 de julho de 2003 as 13:19, por: CdB

– A França teve um Mirabeau, mas é no Brasil que se passam coisas mirabolantes – já dizia o Barão de Itararé. Não deixa de ser mirabolante a idéia do Governo de obrigar os bancos privados a aderir ao microcrédito, destinando pelo menos 2% do total dos depósitos à vista para empréstimos populares, de até R$ 600, a juros de 2% ao mês.

Só pode emplacar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Emprestar dinheiro sem cadastro não é coisa para banco privado. Carregar no sistema informatizado um contrato de pedinte é caro, mirabolante. Talvez o Governo não saiba que encher as agências de gente atrás de dinheirinho barato foge aos princípios e à tradição da prática bancária.

O Governo acha que, assim, vai estrangular as financeiras, que emprestam a 16% ao mês e andam catando clientes à unha. As financeiras prosperaram com FHC, operando dentro das grandes lojas. A idéia é tão mirabolante como ameaçar agiotas, que emprestam a 20% ao mês. E os agiotas – data venia – estão no mercado há mais de 2 mil anos. Antes de Cristo.

ANOTEM
O ministro Miro Teixeira não quer romper com Brizola, por quem cultiva particular apreço. E vice-versa.

LOGO NOS EUA?
Sócios franceses da Embraer não gostaram do projeto da empresa de instalar uma fábrica na Flórida (EUA). A Embraer participa, com os franceses, da licitação da Aeronáutica para a compra de novos caças supersônicos.

EM TEMPO
A propósito, o Governo deverá antecipar a escolha dos novos caças da FAB.

REI DO GADO
Na Alerj, não se fala em outra coisa a não ser as fazendas do presidente Jorge Picciani.

PODEROSA
Daisy Aparecida Barretta, com dois erres e dois tês, assumiu a chefia de gabinete do super-ministro José Dirceu.

SE A MODA PEGA…
Uma italiana, que conheceu o noivo através de anúncio de jornal, resolveu denunciá-lo por estelionato. O rapaz, nascido na Itália, mora na Austrália e ficou apaixonado ao ver a foto da jovem de 27 anos, pedindo-a em casamento. A história, porém, não teve final feliz. Quando a noiva desembarcou na Austrália, para encontrá-lo, ele constatou que estava gorda demais. Sem hesitar, fugiu, deixando-a plantada no aeroporto com um buquê de flores na mão.

BOLA CHEIA
As revistas masculinas já entraram em campo sentindo o cheiro de gol. Acham que a bandeirinha Ana Paula de Oliveira, que atuou domingo na partida Guarani x São Paulo, em Campinas, bate um bolão. Pretendem vê-la atuando em suas páginas, sem uniforme, para delírio da galera.

PROVISÓRIAS
O presidente Lula tem relutado em usar Medidas Provisórias.

Sarney editou 125; Collor, 89; Itamar, 142; FHC, 364; Lula, até agora, 17.

HAJA FOTOS
A Câmara do Rio aprovou projeto do vereador Sebastião Ferraz (PFL) tornando obrigatória a exposição da bandeira brasileira e das fotografias do presidente da República e do prefeito da cidade nas salas de aulas das escolas e creches públicas municipais.

ESCALADO
Michael Schumacher confirmou presença no jogo de futebol beneficente que será disputado amanhã, no estádio de Bessa, no Porto (Portugal). O piloto alemão vestirá a camisa 7, de Figo. Deve jogar como atacante 45 minutos em cada equipe, o da Fundação Luis Figo (FLF) e do Unicef. No time da FLF, terá que disputar a vaga ou jogar com Ronaldo, Raúl e Van Niestelrooy.

Inconfidências

>>Rodolfo Medina, 27 anos, filho do presidente e fundador da Artplan, Roberto Medina, é o novo vice-presidente executivo da agência. Substitui Caio Valli, que deixou a casa para tocar projetos pessoais.

>>Novos ministros de 2ª classe no Itamaraty: Antônio Ferreira Simões, Hélio Vitor Ramos Filho, Luiz Alberto Figueiredo Machado, Ana Lucy Gentil Cabral Peyeersen, Raul Campos e Castro, Carmem Lídia Richter Ribeiro Moura e Marcos Vinicius Pinta Gama.

>>Na época da sua morte, num acidente de avião, em 1999, John F. Kennedy Jr e sua bela e jovem mulher, Carolyn Bessete, viviam um cotidiano que envolvia drogas, camas separadas e violência, de acordo com o biógrafo da família.

>>Parabéns a