Miro pede a Anatel informações sobre a operadora Tess

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 29 de novembro de 2003 as 10:29, por: CdB

O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, encaminhou documento à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo que o histórico das alterações referentes à transferência do controle societário da empresa Tess S/A , operadora de telefonia celular no interior de São Paulo, seja enviado para a Advocacia Geral da União (AGU).

Miro Teixeira tomou a decisão depois que a AGU constatou irregularidades na transferência de controle da Tess, a partir de um documento enviado pelo deputado Nárcio Rodrigues (PSDB- MG). No memorando, o deputado diz que a transferência teria ocorrido antes do prazo de 60 meses e que a participação de empresas estrangeiras teria ultrapassado 49% do capital da empresa, conforme determina a legislação do setor.

Segundo o deputado, após a transferência, ocorrida em 1998, a empresa sueca Telia possuía 64,91% das ações ordinárias da Tess. A Advocacia Geral da União pede que a Anatel se abstenha de praticar quaisquer atos relativos à transferência do controle acionário da empresa até que se pronuncie sobre o assunto. Atualmente, a Tess é administrada pelo grupo Telecom Americas, proprietário da Claro