Mísseis de longo alcance fazem Estados Unidos repensar tecnologia AWACS

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 14 de dezembro de 2021 as 12:52, por: CdB

O Sistema Aéreo de Alerta e Controle, a aeronave de reconhecimento de solo e o avião de reabastecimento em voo da Força Aérea dos EUA são vistos como vulneráveis, o que poderia dificultar a vida dos norte-americanos no campo de batalha.

Por Redação, com Sputnik – de Washington

Deparando-se com os mísseis ar-ar de longo alcance, como o chinês PL-15, a Força Aérea dos EUA está repensando seu Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês).

Mísseis de longo alcance fazem Força Aérea dos EUA repensar tecnologia AWACS

Isso porque a instituição acredita que sua frota de Boeing E-3 Sentry, ao todo 31 unidades, seja vulnerável e não sabe como substituí-la, afirmou o secretário da Força Aérea americana, Frank Kendal, em uma conferência virtual no dia 9 de dezembro.

De acordo com o portal Flight Global, o Sentry é feito com base em uma aeronave comercial com uma cúpula de radar rotativa no topo, sendo lenta, fácil de ser avistada no radar e as ondas de rádio também indicam sua posição.

– Um dos problemas que estes tipos de plataformas têm é o alcance cada vez maior de armas de longo alcance para irem atrás e tentarem atacar estas aeronaves – afirmou Kendall.

A aeronave

O Sistema Aéreo de Alerta e Controle, a aeronave de reconhecimento de solo e o avião de reabastecimento em voo da Força Aérea dos EUA são vistos como vulneráveis, o que poderia dificultar a vida dos norte-americanos no campo de batalha.

Para Kendall, o avião de controle e alerta precoce Boeing E-7 Wedgetail, encomendado pela Força Aérea Real do Reino Unido, seria a solução para os EUA por contar com capacidades mais modernas.

O secretário também ressalta que há limitações técnicas no conceito AWACS, e a Força Aérea está trabalhando com a inteligência do governo norte-americano para determinar que tipo de combinação entre os sistemas AWACS espacial e aéreo pode ser obtido pelo serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code