Monte Verde é o destino preferido dos amantes do turismo ecológico

Arquivado em: Últimas Notícias, Viagens
Publicado terça-feira, 30 de janeiro de 2018 as 23:21, por: CdB


Situada em altitudes que variam entre 1500 e 1600 metros, o distrito apresenta um clima frio e seco, característico de regiões montanhosas.

Por João Henrique

O cenário lembra uma paisagem dos Alpes suíços. Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) apresenta características tipicamente europeias. A pequena localidade pertence ao município de Camanducaia e oferece os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas ganha pela tranquilidade de uma pequena cidade do interior.

Monte Verde recebe visitantes o ano todo, principalmente no Inverno. O recorde foi em agosto de 1999, quando foi registrada uma das temperaturas mais baixas da história: -13°C. Sempre que os termômetros registram temperaturas abaixo de zero, Monte Verde acorda vestida com a sua típica roupagem branca de inverno. Das varandas das pousadas em Monte Verde é possível tomar o café da manhã apreciando essas bela paisagens.

No verão Monte Verde recebe turistas amantes do turismo ecológico. Situada em altitudes que variam entre 1500 e 1600 metros, Monte Verde apresenta um clima frio e seco, característico de regiões montanhosas.

A região é dominada por uma rica vegetação, formada por trechos remanescentes da Mata Atlântica (incluindo araucárias nativas com centenas de anos de idade), além de uma extensa área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos.A maior parte da mata está sob proteção governamental e constitui a Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.

A semelhança com as terras altas da Europa coloca Monte Verde como destino preferido dos alemães, suíços e italianos. O distrito fica a 166 quilômetros de São Paulo e a 483 de Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *