Um musical baseado num filme feito de esquetes cômicas sobre a Europa medieval pode parecer uma aposta improvável na Broadway, onde espetáculos grandiosos reinam durante anos. Mas Spamalot está desmentindo as previsões dos céticos.
Eric Idle, do Monty Python, levou três anos trabalhando para transformar a comédia Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, de 1974, em Spamalot. E tudo indica que esse trabalho valeu a pena: o musical vem sendo elogiado pela crítica e já virou sucesso de bilheteria antes mesmo de estrear na Broadway.
Na temporada atual da Broadway, vários espetáculos novos vêm decepcionando, entre eles Good Vibrations e Brooklyn. Ambos têm sido encenados com apenas 60 por cento dos ingressos vendidos.
Mas Spamalot, que tem sua estréia na Broadway marcada para esta quinta-feira, já vem lotando mais de 90 por cento dos lugares no Teatro Shubert nas pré-estréias, contabilizando bilheteria semanal de mais de 750 mil dólares, rivalizando com grandes sucessos como The Lion King, Wicked e Mamma Mia!
As vendas antecipadas vêm sendo espetaculares e já se aproximam dos 18 milhões de dólares.
Além do nome Monty Python, o musical tem um elenco estelar liderado por Tim Curry, conhecido sobretudo por sua atuação em The Rocky Horror Picture Show, no papel do rei Arthur, e David Hyde-Pierce, que durante 11 anos foi o Dr. Niles Crane em Frasier, em vários papéis. A Dama do Lago é representada por Sara Ramirez.
Spamalot acompanha as desventuras do Rei Arthur enquanto ele reúne cavaleiros que o acompanhem em sua busca pelo Cálice Sagrado. De repente, os cavaleiros se dão conta de que seu lugar certo é a Broadway, em meio a paródias de sucessos passados dos palcos, tais como O Fantasma da Ópera, Les Miserables, The Boy From Oz e O Violinista no Telhado.
Spamalot estreou em Chicago em janeiro, e a crítica se entusiasmou. O The Daily Herald descreveu o musical como “muito bobinho e divertidíssimo”, enquanto o The Chicago Sun-Times elogiou seu roteiro “engraçadíssimo”, suas “letras deliciosas” e “elenco impecável”, tudo isso sob a direção de Mike Nichols, que, além de Oscar, já recebeu seis prêmios Tony por seu trabalho no teatro.
Eric Idle disse à Reuters que o trabalho do Monty Python se presta naturalmente a ser vertido para um musical.
– Em qualquer ponto do filme era possível inserir uma canção – disse ele.
Antes de iniciar o trabalho de transformar a história do rei Arthur e seus cavaleiros em musical, Idle precisou obter a autorização dos quatro outros membros sobreviventes da trupe cômica. Graham Chapman morreu em 1989.
– Quando John Du Prez (que ajudou a compor as músicas e letras) e eu gravamos 10 ou 12 canções, mandamos um CD aos outros membros. Foi isso que os fisgou. Eles riram muito. Viram que seria possível.
Eles disseram:
– Vá lá fazer o que você quer; e com nossa bênção.
Spamalot é o mais recente de uma série de filmes que estão sendo adaptados para a Broadway. Um dos maiores sucessos do gênero vem sendo a adaptação assinada por Mel Brooks de sua própria obra-prima The Producers.
Monty Python volta à Broadway com musical Spamalot
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Publicado segunda-feira, 14 de março de 2005 as 16:22, por: CdB