Moradores da Cidade de Deus ganham nova linha de ônibus

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 24 de julho de 2019 as 13:51, por: CdB

A Linha Experimental de Coleta de Dados (LECD) 31 terá frota composta inicialmente de seis carros e fará o trajeto Cidade de Deus x Madureira.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou na manhã desta quarta-feira, na Cidade de Deus, uma nova linha de ônibus, que facilitará o transporte de cariocas entre as zonas Norte e Oeste da cidade. A Linha Experimental de Coleta de Dados (LECD) 31 terá frota composta inicialmente de seis carros e fará o trajeto Cidade de Deus x Madureira.

Prefeitura inaugura linha de ônibus Cidade de Deus/Madureira – Foto: Paulo Sérgio/Prefeitura do Rio

– Estamos atendendo a um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas e centenas de pedidos pela Central de Atendimento 1746. Agora, essa linha vai possibilitar que os moradores se desloquem, em apenas uma condução, não só até ao comércio em geral de Madureira, como também tenha acesso aos trens na Zona Norte e a pontos mais distantes do município, como Santa Cruz e Campo Grande (na Zona Oeste) – afirmou Crivella.

Na Zona Oeste, o ponto final da linha será na Rua Professor Rocha Lagoa, na Cidade de Deus. Em Madureira, será circular, sem parada final.  Durante a semana, deverá rodar com 100% dos veículos, e, nos fins de semana e feriados, com 40% do total.

Sérgio Roberto Corrêa de Andrade, coordenador da Área de Planejamento  (AP-4), da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a linha é a antiga 701, extinta há cerca de quatro anos.

–  Os estudos de viabilidade ainda serão feitos e detalhados, mas estimamos que o trajeto, de cerca de 18 km, será feito em 90 minutos (ida e volta) – comentou.

Segundo a Superintendência de Jacarepaguá, o Consórcio Transcarioca, responsável pela nova linha experimental, fornecerá diariamente à Secretaria Municipal de Transportes dados operacionais, como número de passageiros transportados, tempo médio de viagem e frota operante em cada faixa de horário.

A linha circulará pelo prazo inicial de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Cada ônibus pode transportar, em média, 50 pessoas.

Avelino Antunes, dono da Viação Redentor, que fará a nova linha, e o presidente da RioÔnibus, Cláudio Callak, se encontraram com o prefeito no local e distribuíram 50 cartões RioCard aos moradores. Cada cartão dá direito a duas viagens e pode ser reabastecido posteriormente.

Fim da via crúcis

Usuários falaram da importância da linha. Simone Sampaio, de 39 anos, e sua tia, Tânia Souto, 60, moradoras da Cidade de Deus, participaram da campanha pela reativação da linha.

– Nós simplesmente não conseguíamos embarcar para a região de Madureira. Os ônibus e vans vêm sempre lotados dos shoppings da Barra da Tijuca. Um ônibus saindo da Cidade de Deus vai nos adiantar muito – comemorou Simone.

O vendedor autônomo Celestino Gomes, por sua vez,  destacou também a facilidade para os moradores.

– Acabou nossa via crúcis para chegar a Madureira. Vou muitas vezes ver meus filhos que moram naquele bairro. Tinha que pagar dois ônibus antes.  Com essa nova linha, economizamos  tempo e dinheiro – resumiu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *